Exames Auditivos

AUDIOMETRIA TONAL E VOCAL

A audiometria tonal e vocal é um exame frequentemente solicitado por pediatras, otorrinolaringologistas, neurologistas e geriatras quando há necessidade de avaliar problemas de audição, tontura, zumbido, entre outras queixas relacionadas, e ainda pode ser pedido pelo fonoaudiólogos também com o objetivo de avaliar a audição de pacientes que apresentam atraso de linguagem, zumbido, necessidade de adaptação de prótese auditiva, dificuldade de aprendizado escolar ou transtorno do processamento auditivo.

 

A audiometria deve fazer parte dos exames de rotina para o acompanhamento da saúde, visto a grande importância da audição para a nossa comunicação em qualquer idade. Algumas escolas solicitam a audiometria como pré-requisito para todas as crianças e adolescentes em idade escolar e tal conduta é de extrema importância para a tomada de condutas que irão favorecer os alunos que sejam diagnosticados com perda auditiva.

 

A audiometria tonal depende de respostas voluntárias do examinado que é orientado a sinalizar todas as vezes que escutar o som dos apitos. O paciente permanece sentado dentro de uma cabina com isolamento acústico e através de fones, são apresentados estímulos sonoros em diferentes frequências e intensidades.

 

O paciente informa se ouve ou não estímulos acústicos em diferentes intensidades, nas freqüências de 250 a 8.000 Hz (via aérea) e, quando necessário, de 500 a 4.000 Hz (via óssea).

 

Já na audiometria vocal o paciente irá repetir palavras foneticamente balanceadas, para que possa ser avaliado que a discriminação em ambiente controlado está de acordo com o esperado para sua audição, conforme parâmetros específicos.

 

O exame ainda inclui a avaliação do Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (Discriminação vocal), Limiar de Reconhecimento de Fala (SRT), Limiar de Detecção de Voz (LDV) e Weber Audiométrico.

 

O tempo para sua realização é de aproximadamente 30 minutos e recomenda-se não ficar exposto ao ruído intenso nas 14 horas que antecedem o exame.

 

O procedimento é indolor e não há riscos ou contra indicação para este exame. Desde que possam compreender as instruções e apresentar respostas voluntárias, a audiometria é realizado em adultos e em crianças a partir de 7 anos de idade. Pacientes especiais poderão ter indicação de outros procedimentos diagnósticos para avaliação da capacidade auditiva.