Exames Auditivos

OTOEMISSÕES ACÚSTICAS

As OTOEMISSÕES ACÚSTICAS também é conhecida como Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal devido ao seu importante uso no diagnóstico de perdas auditivas em recém-nascidos.

 

Para os bebês é recomendado que seja feito o mais precocemente possível, pois, caso seja necessário, a família deverá dar início ao tratamento e reabilitação auditiva através do uso dos aparelhos auditivos e/ou implantes cocleares, de maneira a garantir o desenvolvimento da comunicação oral da criança.

 

As Otoemissões Acústicas analisam a função das células ciliadas externas (otoemissão transiente evocada) e mapeiam a atividade destas células nas diversas frequências (otoemissão por produto de distorção).

 

É um teste objetivo, indolor e eficiente, sendo realizado por meio da colocação de uma sonda pequena e macia na orelha. Nos bebês, o ideal é que seja feito enquanto estão dormindo ou mamando.

 

As Otoemissões Acústicas também são indicadas como exame complementar para a avaliação audiológica e eletrofisiológica, nos caos de zumbido e como triagem auditiva para pessoas que trabalham em ambientes ruidosos e, ainda, pacientes que fizeram uso de substâncias ototóxicas ou quimioterapia para o tratamento de câncer.

 

Por ser um exame objetivo, é indicado para crianças em fase de pré-alfabetização e outras situações de risco para perda da audição.

O procedimento deve ser agendado com antecedência, mas não é necessário nenhum preparo.

OBS.: A obstrução do ouvido por rolha de cera impede a realização do exame. No Centro Auditivo Contagem é realizada a inspeção do conduto auditivo externo, no entanto, não é feita a remoção da cera. O paciente será orientado e terá direito ao retorno sem ônus.