Exames Auditivos

PAC - PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

A avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC) é um procedimento especializado que analisa como o cérebro processa os diversos estímulos sonoros que o ambiente propicia. Sabe-se que o sistema nervoso auditivo se inicia durante a gestação e que seu desenvolvimento e amadurecimento são cruciais para o aprimoramento das capacidades de detectar, distinguir, localizar, reconhecer e compreender sons.

 

Por isso, o exame PAC é indicado para avaliar problemas auditivos ou dificuldades de comunicação, como, por exemplo, problemas para compreender conversas em ambientes ruidosos e dificuldade para acompanhar conversas em grupo.

 

A Avaliação do Processamento Auditivo Central também é útil para pessoas que enfrentam desafios de aprendizagem, para quem está aprendendo um novo idioma.

 

O exame PAC também pode ser indicado para pessoas, principalmente crianças, que apresentam alterações na fala e/ou linguagem, seja oral ou escrita. Histórico de otites de repetição, atraso de desenvolvimento de fala - como citado acima, síndromes e transtorno do espectro autista também tem a indicação.

 

A avaliação do PAC é fundamental para identificar deficiências em habilidades auditivas por meio de testes que recriam situações cotidianas. Esses testes são adaptados de acordo com a idade do paciente, sendo possível realizar a avaliação em crianças a partir dos 7 anos. A avaliação audiológica básica, que inclui audiometria tonal completa, audiometria vocal e imitanciometria são pré-requisitos para a realização do PAC.